Gentes




                                      HOMENAGEM  ÀS  GENTES DA NOSSA TERRA

S.PEDRO da TORRE distinta aldeia do Concelho de Valença, cuja origem se perde nas primórdios da nossa Pátria.     Há documentos  ( Torre do Tombo)  que fazem referência  à nossa terra  desde os anos 1125 quando a D. Tereza mãe do primeiro Rei de Portugal a outorgou ao bispado de Tuy.      Uma das mais importantes aldeias do Norte, sempre na vanguarda da evolução.
    -   Quem não se lembra , por exemplo, do Sr Ângelo com a sua Farmácia Moderna, cuja sapiência e destreza para elaborar os remédios e as  mézinhas que tantas maleitas sanou.   A sua Farmácia Moderna era motivo de orgulho, que tanto distinguia S. Pedro da Torre das aldeias vizinhas.  
  -     Quem não se lembra do tio Tonico, famoso "endireita"  cuja habilidade natural para levar os "ossos ao seu sitio" lhe granjeou  a fama e o respeito de todos os Torreenses e não só.
  -       Quem não se lembra do tio Zé da Emilia, conhecido musico e animador director da orquestra " A camponense" lá pelos anos cinquenta. e sempre disponivel para os eventos culturais.
   -      Quem não se lembra do tio José Vaca, pintoresco personagem que deleitava as pessoas com os seus fantasiosos contos, como a famosa "Sereia "no fundo do seu poço.
   -      Quem não se lembra do tio Joaquim Piolho, por muitos anos devoto sacristão da paróquia, ou do padre Armando que tanta gente ajudou, em momentos dificeis.  
   -    Quem não se lembra de tantas outros habitantes, cujos nomes já me esqueci, fossem eles: Agricultores, Pescadores, Operários ou Comerciantes que de uma maneira ou de outra aportaram o seu " grão de areia " para enaltecer e engrandecer a nossa aldeia através dos tempos.
          Hoje em dia, S.Pedro da Torre  é uma freguesia dinámica, cheia de vida e juventude, antiga e moderna ao mesmo tempo,mas em consonância com os tempos que correm, já conta com Centro Social,  zona industrial, restaurantes de nome, um certo nivel de urbanismo, água canalizada, esgotos, etc.
                                                    
=========================================================================
                                       
                                        S. Pedro da Torre nos Livros e Revistas:


 
Página extraída do Livro " Rios de Portugal" do Circulo de Leitoree

 
=========================================================================

             Páginas extraídas do Livro "Pedaços de Memória" da Unisenior.    Fala do tio Zé da Emilia

=======================================================================
                            
Gastronomia:

 Lampreia: Mostra Gastronómica em São Pedro da Torre, Valença






Desde Fevereiro, e até ao fim de Março, que Valença, juntamente com mais cinco municípios minhotos, está a promover a lampreia do Minho ao fim-de-semana. A comunidade piscatória de São Pedro da Torre, no concelho de Valença, vai também dedicar o próximo fim-de-semana, entre os dias 19 e 21, a essa especialidade gastronómica. A lampreia do rio Minho vai ser confeccionada e apresentada das formas mais tradicionais que os pescadores de Valença se habituaram a preparar. A inauguração da Mostra Gastronómica “Sabores da Lampreia”, juntamente com a exposição “Artes da Pesca no Rio Minho”, acontece às 12h00, no Lago da Estação de São Pedro. É neste local que os visitantes poderão saborear a lampreia, tanto no sábado, como no domingo. Do programa faz ainda parte uma tertúlia, no dia 19, sobre a lampreia e a pesca no rio Minho, e uma homenagem aos pescadores e marinheiros de Valença, na manhã de sábado.
Tópicos: fim-de-semana, gastronomia, norte, portugal, prazeres
                                     Extraído do Blog Fugas do diário PUBLICO
======================================================================================= 

                                       Página extraída do blog "Fugas" do jornal O Público